
Esta crónica é para mulheres que gostam de vinho e de conspirar sobre si e sobre tudo enquanto deitam abaixo um copo de vinho.
Elah!! Olha o mulherio todo entusiasmado. ainda bem que já captei a vossa atenção, porque este workshop vai voar e têm mesmo que se apressar a marcar presença. Mas o que é isto da Conspiração?
The Wine Conspiracy, que em inglês é mais pomposo, é um workshop que vai reunir:
8 Mulheres
Um apartamento secreto no coração de Lisboa.
O Triplo em copos, o dobro em vinhos.
Um sábado das 10h às 18h.
Uma conversa sobre a vida.
Um curso de vinhos.
Um workshop de Auto-determinação, Relações e Gestão de Prioridades.
Com quem, perguntam vocês?
Com a guru da palavra e do obturador Isabel Saldanha, com Luana Cunha Ferreira, Doutorada em Psicologia clínica e da Família e dois dos melhores Sommeliers portugueses, Manuel Moreira e Sérgio Antunes, que nos vão ensinar tudo o que devemos saber sobre o vinho e nós mesmas. Uuuhhhhh profundo…
A regra é simples: “O que acontece nos workshops fica nos workshops” – Protocolo essencial para que o ambiente não tenha qualquer tipo de constrangimento e a partilha seja tão fluída como a descida de um bom vinho pela epiglote. Os participantes partilham apenas quando e se se sentirem confortáveis, ou… assim que o álcool começar a fazer efeito (just saying). Daí a componente mais ‘privada’ e ‘confidencial’ destas conspirações.
O que a organização pode adiantar é que estes workshops são essencialmente experienciais. Têm actividades de grupo e individuais. Dinâmicas que vão desde a construção de uma Roda da Vida até à Prova Cega de vinhos. A ideia é que a experiência in loco potencie a descoberta e sedimentação dos conceitos apresentados, quer no lado da psicologia da acção, quer na vertente mais académica da aquisição de conhecimentos sobre o vinho.
As dinâmicas estão cozinhadas de forma a que tudo aconteça com muita naturalidade, que fermente como o vinho e as melhores coisas da vida.
Este é um workshop exclusivo para o público feminino, para descodificar alguns formalismos na degustação mais académica do vinho e na sua relação tradicionalmente muito masculina. A psicologia, neste encontro, está presente ao nível da potenciação do desenvolvimento pessoal, não ao nível da saúde mental. Por isso, atenção, esta conspiração não é uma terapia, mas não prometo que não tenha efeitos terapêuticos.
As “conspirações” terão lugar em apartamentos Airbnb alugados pelas diferentes cidades onde forem promovidos. A ideia é não ter morada fixa como qualquer boa conspiração. Os inscritos por localidade, saberão na semana antecedente o local em que se realizam. A ideia é que haja sempre uma campainha e um ambiente caseiro mas sofisticado. Para que todo o workshop aconteça como se tratasse apenas de um bom encontro de amigos. Para terem lugar na casa e na mesa deste grupo tão restrito só têm que se inscrever em thewineconspiracy@gmail.com (onde receberão os dados da conspiração em resposta) e o valor por workshop será de 250€ (Refeições incluídas e Provas de vinho). O primeiro será em Lisboa a 19 de Dezembro.
BOTA A’BAIXO!