Ontem, no final da missa o Padre chamou a nossa atenção para uma iniciativa que o CUPAV, Centro Universitário Padre António Vieira, na Igreja de S. João de Brito, está a levar a cabo e que eu tenho que partilhar com vocês.
Em tempos de crise, o CUPAV, oferece àqueles que precisam, a oportunidade de receberem orientação escolar, no âmbito das matemáticas e físicas, através de estudantes de engenheiria em final de curso. Brutal!
Esta foi uma forma espectacular de colocar estudantes especialistas nestas áreas a prestar serviço voluntário e comunitários, ajudando estudantes mais novos a compreender matérias onde são barra, a custo ZERO!
Eu fui da área de ciências e, infelizmente, todos andávamos em explicações de matemática, químicas, físicas, etc., consoante as áreas que pretendíamos. Era uma corrida às explicações como último reduto de sucesso garantido nos exames nacionais. Porém o preço das explicações é e pode ser bastante elevado para a maioria das famílias. Com esta crise deve estar a ser muito complicado gerir a dualidade necessidade VS possibilidade. Por isso é que esta ideia me pareceu excelente. Tornar acessível uma orientação sem qualquer custo.
Estas explicações destinam-se a alunos do 9.º ao 12.º ano. As disciplinas leccionadas são matemática, física e química, inglês, português e geometria descritiva.
Neste momento, o Explica Misto está também à procura de explicadores. Se queres inscrever-te nesta iniciativa consulta o site da organização – explicamisto.webs.com
Muito, muito, muito boa iniciativa. This is COOL (unista).