3 coisas imprescindíveis que devemos fazer quando acordamos

3 coisas imprescindíveis que devemos fazer quando acordamos
3 coisas imprescindíveis que devemos fazer quando acordamos

Escrevo-vos from a dark place… Sim, é verdade, uma pessoa tem as suas fragilidades, e a minha é o acordar.

Não se pode dizer que tenha mau acordar, porque não tenho. Não sou aquela pessoa que insulta tudo e todos pela manhã, que acorda de mau humor, que vocifera impropérios, acompanhados de muitos “pis” sempre que o despertador solta o seu toque frenético e sincopado. Não! Não sou essa pessoa!

Simplesmente, desde que me conheço como gente, que acordar é sempre um “Ai, Jesus!”. Coitada da minha mãe que sempre teve a hercúlea tarefa de tirar o meu real fofo dos lençóis que alapava ao vale dos sonhos como se não houvesse amanhã e nem o brutalhado levantar de persianas me safava pela matina. Em suma, sempre foi um problema. Custa, pah!

Hoje a tarefa está destinada ao Senhor-lá-de-Casa que todos os dias tenta estratégias diferentes para me fazer levantar do colchão. Coitado… Esforça-se tanto!

Também vos digo, custa, custa, mas é só levantar e o dia começa a 100% (aliás, aqui entre nós, que ninguém nos ouve, eu acho que me custa por isso, sei que assim que botar pé fora da cama não paro mais e é sempre a esgalhar forte no asfalto!). Não fico rabugenta. Não mal trato ninguém. Nada. Apenas custa. Ponto.

Ideal, ideal seria acordar sem horário. Agora vocês estão a pensar “Eis, ganda lata! O que ela queria era acordar ao meio-dia todos os dias. Que lontra amestrada!”. Não, nada disso. Nas férias e ao fim-de-semana, quando não há despertador, nunca consigo ficar a dormir para lá das 9h30. Eu sei, é muito triste, porém verdade, verdadinha. É mesmo a questão da obrigatoriedade do acordar que me complica com os fusíveis do sistema nervoso. Sempre fui “jogadora nocturna”, citando o meu querido pai.

Sempre trabalhei melhor à noite, estudei melhor à noite, sou mais criativa assim que o sol se põe… olhem, vidas! Por isso, é que sempre que vejo artigos que nos ensinam a melhorar a nossa qualidade do sono eu gosto de devorá-los e tentar aprender um bocadinho mais sobre esta “arte de bem acordar”.

Se se estão a identificar com esta dinâmica e se padecem do mesmo mal, aqui ficam algumas dicas comportamentais que podemos facilmente adoptar para darmos aquele POWER às nossas manhãs:

1. DEIXEM O VOSSO TELEMÓVEL!!! – Quem nunca, não é?! Quem é que acorda e a primeira coisa que faz, até mesmo antes de dar um “hello” ao companheiro de lençóis, é pegar no telemóvel e dar aquela primeira checkada-básica no feed do Facebook e do Instagram? TODAS!! Escusam de estar aí a assobiar para o ar, a dar aquele ar de superior, que eu sei que TODOS fazemos isto. E é, como sabemos, um péssimo hábito. Em vez disto, vamos tentar respirar fundo, relaxar um bocadinho, demorar algum tempo nas tarefas matinais, como escolher a roupa, tomar banho, lavar os dentes, preparar o pequeno-almoço, etc. Aproveitar para saborear e estar realmente presentes nestes pequenos apontamentos da nossa rotina, antes de mergulharmos na imensidão dos nossos e-mails, nos problemas do trabalho, e na dor de cabeça do trânsito. Calma! Mindfullness é o que se quer!

2. STRECH – Ou seja, alonguem! Isto pode parecer parvo, mas realmente faz a diferença. Imaginem que durante 8 horas estivemos confinados a um mesmo espaço, a uma mesma posição, a uma horizontalidade e que depois desse tempo temos que nos levantar. É uma grande (B)iolência para o corpitxo. Se tentarmos esticar, alongar os membros e os músculos depois de uma noite de sono vai ajudar a conectar o corpo com a realidade, a melhorar a circulação e a activar os músculos para mais uma jornada do dia.  Uma breve sessão de alongamentos ajuda também no aliviar da tensão e promove a flexibilidade. Pensem nisso! Não custa nada e pode fazer a diferença.


3. HIDRATAÇÃO – Aqui o esquema é o mesmo. Pensem que estiveram 8 horas sem beber nem comer. O corpo está necessitado de nutrientes mas, acima de tudo, de água. Precisa de ser hidratado. Experimentem beber um copo ou dois de água em jejum, há, até, quem goste de colocar umas gotinhas de limão para alcalinizar o organismo e fazer uma prevenção da imunidade geral, para ajudar na limpeza do corpo e na eliminação de toxinas, para darmos aquele UP no nosso metabolismo logo pela manhã.

Que acham? Vamos experimentar? 

Seguir:
Marta Neves
Marta Neves

Encontrei no universo feminino a minha missão: partilhar, aprender e ajudar. Nasceu o Marta Neves, para me sentir mais eu, mais em sintonia com a minha essência. Despida de formalismos ou preconceitos, serei EU. A mulher. Apaixonada de coração pela vida e pelos outros.

Share:

5 Comments

  1. Fevereiro, 2016 / 8:04 pm

    Olha que eu não dou checkada a coisa nenhuma, devo ser um alien! Não acho saudável nem produtiva essa maneira de começar o dia, além de que só serve para nos atrasar. Faço sim, com calma e tranquilidade, tudo o resto que mencionas: escolho a roupa que vou vestir, arranjo-me, tomo o pequeno-almoço, lavo os dentes e….I'm ready to kick some asses! As redes sociais deixo-as para a hora do almoço ou para o final do dia.

    • Fevereiro, 2016 / 4:42 pm

      QUE BOM!!! That's AMAZING!!! Estou no processo de me policiar para não fazer mesmo essa checkada matinal nas redes sociais. Pouco a pouco estou a conseguir! Yayyyyyy!!! Ahahah! Mas, sem dúvida, que quando consigo a diferença é notória. Sentimo-nos logo mais presentes, mais calmos, menos stressados!!! Continuaremos!

  2. Fevereiro, 2016 / 10:45 pm

    Eu então tenho 2 jeitosas que só para tirar da cama me tiram a paciência. Demoro cerca de 20 minutos só para as convencer a sair da cama… e depois é sempre a abrir até deixar as duas, uma na escola e outra no jardim.. e eu… thank god tenho bom acordar… senão estava instalado o caos. Por isso não há tempo para ver telemóvel e água pela manhã. … só no banhinho 😉

    • Fevereiro, 2016 / 4:43 pm

      Ahahahahah!!! Pois, aí valores mais altos se levantam (literalmente!)! Mas isso é óptimo. Ainda bem que têm essa rotina maravilhosa de acordar e um grande bem-haja a todas as pessoas que têm bom acordar! Vocês são grandes!!!!! Preciso de dicas! URGENTE!!! ahahah!

  3. Fevereiro, 2016 / 10:45 pm

    Eu então tenho 2 jeitosas que só para tirar da cama me tiram a paciência. Demoro cerca de 20 minutos só para as convencer a sair da cama… e depois é sempre a abrir até deixar as duas, uma na escola e outra no jardim.. e eu… thank god tenho bom acordar… senão estava instalado o caos. Por isso não há tempo para ver telemóvel e água pela manhã. … só no banhinho 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.