
A pergunta impõe-se: Contorno na maquilhagem, moda ou obsessão?
Já todas fomos bombardeadas com imagens, vídeos no youtube, fotografias que fazem uma ode ao contorno como a prática cirúrgica caseira mais apoiada pelas amantes de beleza para conseguirmos esconder as nossas imperfeições e mudar totalmente o nosso rosto à imagem do que queremos ser.
A rainha das rainhas do contorno é Kim Kardashian. Foi ela que começou por utilizar, no seu dia-a-dia, uma técnica de maquilhagem apenas utilizada em editoriais de revistas de moda, em televisão e publicidade. Como assim? Se eu me pintalgar toda como ela consigo afinar o nariz, disfarçar a minha testa grande, realçar os lábios, afunilar as bochechas, disfarçar olheiras e aumentar os meus olhos? QUERO! É o que todas nós pensamos quando vemos as fotografias do “antes e depois” de todo o processo. Contudo, esquecemo-nos de perceber que Kim o faz porque tem TODOS os dias muitas câmaras apontadas a ela e promove esta imagem de obsessão pela “perfeição”.
O que começou a ser uma imagem inspiracional, uma técnica utilizada por profissionais para irmos a uma festa, a um evento especial, democratizou-se e hoje é prática comum de muitas miúdas e mulheres que querem diariamente alterar (melhor), valorizar as suas expressões faciais. Vêem-se tutoriais atrás de tutoriais no Youtube. Compram-se os utensílios básicos para a “cirurgia”, aliás nunca se viu tantos produtos específicos de contorno nas grandes superfícies comerciais de maquilhagem como agora. E achamos que não nos conseguimos ver de outra maneira senão contornadas-até-à-morte.
Mas o que é real e o que é transformado? Ficamos a questionar, não é? Hoje olhamos para uma rapariga toda produzida e temos dificuldade em perceber quem ela é debaixo de todo o pó, iluminação e sombreado. Um pouco assustador, até.
Por isso é que o desfile da Hood by Air na NYFW anda nas bocas do povo. Ou direi, na CARA.
(Fonte: Garotas Estúpidas)
Não, os maquilhadores não se esqueceram de esfumar, de espalhar com o pincel. Não. Este foi mesmo o look final dos modelos, idealizado pela belga Inge Grognard, da M.A.C.!
Foi uma crítica? Sim! É Show-off? Também! Mas não deixa de nos fazer pensar um bocadinho nesta febre do contorno (e não tenho nada contra quem se gosta de usar esta técnica). fico mais preocupada é com quem acha que só assim é que está bonita.
(Soltem o soundbite da RFM)
“Vale a pena pensar nisto”…
E vocês o que acham? Conhecem esta técnica? Já a utilizaram? Gostam? Sugerem?
Falem agora ou calem-se para sempre!