“Crónica “New in Town”: Os segredos por trás do pano

“Crónica “New in Town”: Os segredos por trás do pano
"Crónica "New in Town": Os segredos por trás do pano

O que será que se passa atrás do pano? Tenho a certeza de que isto já vos passou pela cabeça. Sabem do que estou a falar? Dos bastidores de um grande teatro nacional. É que o São Luiz Teatro Municipal está a organizar visitas guiadas não só às salas de espectáculos, mas aos camarins, à zona de figurinos, aos adereços e até à zona técnica. Para além desta mostra inédita, é também dada a conhecer a história deste teatro que existe em Lisboa desde 1894. Sabiam disto? Bem me parecia. 
Para quem, como eu, é completamente fascinada pelo mundo do espectáculo, pelas artes da representação, pela magia do teatro, esta oportunidade é imperdível. 
Eu já estive, por questões profissionais, nos bastidores de alguns dos maiores teatros do país e o espanto é sempre maior que a expectativa. Há qualquer coisa de místico que nos transporta para a alma artística dos protagonistas que nos fazem sonhar. Os cheiros, as texturas, as dimensões, as histórias que aqueles espaços encerram, conservam a “alma do negócio” e exaltam arte. Aquela que se faz dentro de quatro paredes, só perceptíveis aos da classe. 
Num acto totalmente voyeurista, estas visitas decompõem a mise en scène, até aqui, vedada ao público que confere a intimidade necessária à preparação e ao espectáculo. Conseguimos, também, decompor a arte no mundano: perceber onde se vestem os actores, como são os corredores, sentir a dimensão do palco, ver onde comem ou maquilham. E é tudo tão diferente do que imaginamos… tão depurado de glamour, mas ao mesmo tempo tão real, tão fascinante, por percebermos que por breves instantes ali podemos pertencer.
Por isso, PRÓ PALCO! É que as visitas guiadas são só uma vez por mês, com uma lotação limitada a menos de 20 pessoas e a próxima visita é já dia 3 de Janeiro. Ainda estão aqui?!? Vá, vá não deixem passar esta oportunidade, marquem já na agenda. Comecem o Novo Ano a dar SHOW!
Seguir:
Marta Neves
Marta Neves

Encontrei no universo feminino a minha missão: partilhar, aprender e ajudar. Nasceu o Marta Neves, para me sentir mais eu, mais em sintonia com a minha essência. Despida de formalismos ou preconceitos, serei EU. A mulher. Apaixonada de coração pela vida e pelos outros.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.