Voluntários precisam-se!: Re-food Estrela

Voluntários precisam-se!: Re-food Estrela
Voluntários precisam-se!: Re-food Estrela

Eu nunca falei disto aqui, porque acho sempre que estas opções de vida não são para exacerbar, são para fazer e guardar para nós. Mas, agora há uma intenção clara de procura de voluntários, urgente, e tive que partilhar aqui neste nosso cantinho.

A saber:
Eu faço voluntariado às segundas-feiras para a Re-food. O meu núcleo é o da Estrela, mas há vários espalhados pela cidade de Lisboa. Hoje recebi um comunicado da minha gestora de núcleo a apelar à divulgação do projecto, por forma a conseguirmos angariar mais voluntários. Como devem calcular, os tempos estão cada vez mais difíceis e as pessoas/famílias estão a passar cada vez mais dificuldades. O número de pessoas, sinalizadas pela Re-food, e que beneficiam da nossa acção cresceu exponencialmente nos últimos tempos. Eu sei que é cliché dizer que as coisas estão difíceis, mas quando lidamos no terrenos com pessoas concretas, números reais e casos que precisam de ajuda urgentemente, tudo toma outros contornos.

Agora chega de latim e vamos lá ao que interessa. Factos concretos!

O que é a Refood?!

A Re-Food tem como missão combater o desperdício alimentar e diminuir a insuficiência alimentar no ambiente urbano, enquanto constrói uma comunidade mais solidária. Para isso os seus voluntários recolhem diariamente a comida em perfeitas condições de restaurantes, cafés, pastelarias e estabelecimentos similares, e distribuem-na por quem mais necessita, no bairro onde actua.

Desde Janeiro de 2013 que o bairro da Estrela acolhe um Núcleo Re-Food com vista a melhorar as condições de vida dos que aqui residem, num espírito de solidariedade entre o excesso e a escassez de comida, caminhando para um bairro mais perfeito, sem fome, nem desperdício alimentar.

Actualmente existem 7 núcleos abertos em Lisboa (Carnide, Estrela, Lumiar, Olivais, Nª Srª de Fátima, São Sebastião da Pedreira, Telheiras, Santa Clara e Misericórdias, Belém e Parque das Nações). O nosso objectivo é ter todas as freguesias de Lisboa cobertas com um núcleo Re-Food de modo a tornar “Lisboa a 1ª cidade do mundo sem desperdício alimentar e sem fome urbana”. Fora de Lisboa já estão em funcionamento os núcleos de Alfragide (Grande Lisboa), Foz do Douro (Porto), Cascais (Grande Lisboa) e Algoz/Tunes (Algarve).

O que é que eu lá faço?

Eu vou lá às segundas e faço, com o maridão, uma ronda pela rota que nos calhou, que é Alcântara, e recolhemos junto dos restaurantes dessa zona que assinaram um protocolo de compromisso e qualidade com a Re-Food, comida que lhes tenha sobrado de um dia de trabalho.

Embalamos a comida devidamente e depois de passarmos por todos os restaurantes, regressamos à sede para fazer a entrega de todos os produtos alimentares, que serão guardados e acondicionados por outros voluntários. Essa comida será distribuída na terça-feira a beneficiários inscritos na Re-Food Estrela.

Neste processo não demoramos mais do que 1 hora!!!!!!!!! Normalmente, das 22h às 23h. É muito fácil, minha gente. É só preciso ter boa vontade, espírito solidário e um carro. Mas existem várias funções que não necessitam de viatura própria. É uma questão de avaliarem as vossas condições e falaram o nossa gestora de núcleo. Informem-se é muito, muito simples!

Como é que eu posso ser voluntário?


É muito fácil! É só ir ao núcleo da Estrela ou enviar um email com as vossas intenções. Mas, se não poderem e tiverem um familiar, amigo, colega enfim algum conhecido que considerem ser um potencial voluntário, falem com ele, expliquem o projecto, incentivem-no a juntar-se a nós.

Embora sejam necessários mais voluntários em geral, os períodos onde há mais necessidade são os seguinte:

– Manhãs, em particular as de 2ª e 6ª; 2/3 horas entre as 10:30 – 13:30; com e sem carro;

– Recolhas; entre as 15:00-16:30; de 2ª a 6ª (1 vez por semana); com e sem carro;

– Recolhas SOS (a contactar para substituir faltas de última hora); com carro;

Para mais informações contactem através do e-mail: refoodestrela@gmail.com



Como perceberam é uma ajuda muito simples, que não toma muito do nosso tempo e que pode ser partilhada com amigos, namorados, maridos e família. É um pequeno gesto que se transforma, todos os dias, numa ajuda preciosa para centenas de pessoas e famílias que sem a nossa ajuda não teriam o que comer.

Pensem nisso. Revejam a vossa agenda e prioridades, e se quiserem ajudar podem contactar directamente o núcleo e fazer todas as perguntas e tirar todas as vossas dúvidas. Vão rapidamente perceber que as pessoas são todas espectaculares, muito prestáveis e benignas.

Obrigada por me lerem no aperto. Acredito que vai valer a pena!
Agradeço a vossa ajuda e divulgação!

Voluntários precisam-se!: Re-food Estrela

Seguir:
Marta Neves
Marta Neves

Encontrei no universo feminino a minha missão: partilhar, aprender e ajudar. Nasceu o Marta Neves, para me sentir mais eu, mais em sintonia com a minha essência. Despida de formalismos ou preconceitos, serei EU. A mulher. Apaixonada de coração pela vida e pelos outros.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.